O mastologista é o médico especialista no tratamento das doenças da mama, diferente do que muitos acreditam, o homem também possui uma mama pouco desenvolvida e várias situações podem indicar a necessidade de procurar o mastologista para homem. Aqui listo as quatro principais:
1- Aumento da mama masculina durante adolescência
A fase do desenvolvimento masculino acontece com uma grande variação dos hormônios sexuais, principalmente a testosterona e o estrógeno. Essa variação pode ser relacionada ao desenvolvimento das mamas e chamamos esse evento de Ginecomastia puberal.
Normalmente durante a consulta percebemos que a doença também traz alterações psicológicas, pois muitos adolescentes tentam esconder sob a roupa as mamas que começaram a se desenvolver e muitas vezes se associa com o bullying escolar.
2- Ao perceber nódulos na mama
Outro grande mito é que o câncer de mama afeta apenas mulheres. Isso não é verdade!
Embora menos frequente, os homens também podem ser acometidos pelo câncer e normalmente ele se apresenta como um nódulo na mama.
Diante dessa situação, não devemos esperar. A busca de ajuda e diagnóstico precoce ajuda a aumentar as taxas de sucesso do tratamento, que na maioria das vezes exige uma cirurgia para retirada do tumor. Posteriormente pode ou não ser acompanhada de outros tratamentos como radioterapia e quimioterapia.
3- Ao utilizar esteroides anabolizantes
O uso de hormônios como testosterona e outros tem ficado popular entre os praticantes de musculação, para acelerar o ganho de massa muscular. Contudo, essas medicações podem trazer efeitos colaterais e o aumento das mamas, também conhecido aqui como ginecomastia.
Nestes casos é preciso uma análise detalhada do perfil hormonal do paciente para entender onde está o problema e poder atuar com o uso de medicamentos, ou até mesmo com uma cirurgia corretiva, como acontece em grande parte dos casos.
Geralmente este grupo também apresenta perdas sociais e danos psicológicos relacionados a doença, pois o crescimento das mamas confere um aspecto mais feminino que pode não ser bem aceito pelo seu grupo social.
4- Ao saber que existe uma mutação para câncer de mama na família
Já percebeu que algumas famílias possuem muitos casos de câncer enquanto outras não possuem nenhum caso?
Isso pode ser explicado por uma mutação genética, ou seja, um defeito transmitido de pais para filhos que aumenta significativamente o risco de câncer.
Nesses casos os homens também precisam fazer um acompanhamento com a mastologia para identificar qualquer alteração precocemente. Além dele, é importante que toda família procure esse especialista para propor um acompanhamento individualizado.
Como é a consulta do mastologista para homem?
A consulta é composta de três fases. A primeira identificamos na história do paciente todas as características dos seus sintomas, bem como o histórico de uso de medicações e doenças prevalentes na família.
A segunda parte é composta pela avaliação física da mama e mamilo, com a finalidade de identificar algum nódulo suspeito e outros sinais de alarme. Além disso, nos casos de ginecomastia avaliamos o grau da doença, que tem relação com o tamanho da mama masculina.
A terceira parte se refere aos exames, tanto os exames de imagens que podem ser a mamografia e ultrassonografia, bem como os exames realizados através do sangue onde podemos avaliar os hormônios do paciente.
Onde encontrar um mastologista?
Embora o número de médicos especialistas de mama ainda seja reduzido, nos grandes centros como Belo Horizonte e outras capitais podemos encontrar com facilidade esse médico. Dessa forma o paciente pode procurar aquele profissional com o qual se identificar e estabelecer um vínculo para guiar o melhor tratamento para cada caso.
Se você ainda não conhecia essa especialidade ou gostaria de saber mais sobre ela, clique aqui para saber o que faz o mastologista: https://brunoalvarengamastologista.com/mastologista-o-que-esse-medico-faz/
leia mais sobre o câncer de mama masculino: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/10/17/mesmo-sendo-mastologista-meu-pai-teve-cancer-de-mama-masculino.htm